Coração de Negro
Nome científico
Swartzia panacoco (AUBL.) Cowan Caesalpiniaceae
Distribuição geográfica
Ocorre nas florestas altas de terra firme na Venezuela, Guianas, Suriname e distribuída pela Amazônia brasileira, onde existem cerca de sete variedades.
Descrição da árvore
Altura (m): 20-30
Tronco: retilíneo
Diâmetro (cm): 50
Casca: sulcada apresentando placas soltas, com 0,5 cm de espessura, marrom-escura-acinzentada, exudando resina avermelhada.
Característica da madeira
Peso específico básico (g/cm³): 0,90
Cor do cerne: quase preto
Cor do alburno: bege amarelado muito distinto
Grã: direita
Textura: fina
Cheiro e gosto: indistinto
Trabalhabilidade: apresenta-se relativamente fácil de serrar, mas difícil de aplainar. A literatura recomenda pré-furação para pregar e aparafusar. Possui excelente acabamento após as operações de torneamento, lixamento e quando recebe acabamento com tintas e vernizes.
Características gerais: altamente resistente ao ataque de fungos e cupins.
Poros: visíveis mesmo sem lente, pequenos e médios, poucos a pouco numerosos, solitários, múltiplos de 2-3 e formando algumas cadeias radiais, vazios ou obstruídos.
Figura: linhas vasculares visíveis e retas.
Figura radial: transversal visíveis apenas com auxílio de lupa, finos e numerosos.
Figura tangencial: baixos apresentando estratificação.
Parênquima axial: distinto a olho nu formando linhas estreitas, às vezes aliforme com aletas longas, confluente.
Camadas de crescimento: pouco distintas, notadas por zonas fibrosas.
Já que não se pode mais negar a importância da flora (se é que algum ser humano lúcido já o fez em algum momento), é preciso fazer com que ela atenda às demandas biológicas e comerciais com igual eficiência, já que nos tornamos reféns dos lucros que árvores, flores e arbustos nos proporcionam e percebemos que sem equilíbrio ecológico estamos fadados literalmente à extinção. Pequisas sérias feitas por universidades, como a USP e sua Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), procuram estudar e colocar em prática técnicas de manejo sustentável, tanto para uso comercial em madeireiras quanto na recuperação florestal e paisagismo urbano. Uma das árvores mais pesquisadas e usadas para estes fins é o chamado coração-de-negro (Poecilanthe parviflora).
Nativa da Mata Atlântica, o coração-de-negro (que também é regionalmente conhecido como ipê coração ou canela do brejo) pode atingir 25 metros de altura. De porte ereto com galhos irregulares, o coração-de-negro é uma espécie perene com flores amarelas ou brancas que florescem durante a Primavera e o Verão no Hemisfério Sul. Os posteriores frutos secos que produzem as sementes frutificam durante Julho a Outubro. As folhas são bipenadas, lanceoladas e com nervuras aparentes, de coloração verde-clara.
O tronco é composto de madeira considerada pesada, resistente a pragas como cupins e o apodrecimento por fungos. Por isso mesmo a madeira é muito usada na indústria moveleira e na construção civil; além do valor comercial que faz com que sua preservação seja almejada, o coração-de-negro é largamente plantado em áreas degradadas para recuperação, como florestas desmatadas ou matas ciliares. Paisagistas optam pela árvore em projetos de praças, parques e áreas verdes urbanas graças às suas características visuais e robustez.
A reprodução das sementes do coração-de-negro tem sido amplamente estudada para que a espécie possa reproduzir-se com eficiência e rapidez, tanto para fins paisagísticos e ecológicos quanto para o uso da madeira.
Usos indicados
Movelaria de luxo, componentes de instrumentos musicais, cabos de bengala, artesanato e objetos torneados, construção externa, dormentes, postes e pilares. É citada na literatura como possível substituta para o ébano africano (Dyospiros sp).
Olá, sou artesão de bokkens, trabalho com roxinho, ipê, maçaranduba, e outras madeiras para fazer minhas peças, e estou interessado nesta panacoco. Como posso conseguir comprar um pouco dessa madeira? Tenho marca própria, com nome de " Nintai bokken". Se puder indicar onde comprar, ou se vocês mesmo venderiam, estou interessado.
ResponderExcluirAgradeço,
Atc,
Raimundo sinval